Kim Jong Un, o terceiro líder supremo do reino do eremita na Coreia do Norte.Ele é o terceiro e mais jovem filho de Kim Jong-il com sua última esposa Ko Yong-Hi.Assumiu o poder em 2011, após a morte do seu pai, o ditador Kim Jong Il, que teria sofrido um ataque cardíaco no dia 17 de dezembro de 2011.
Kim Jong-il é mundialmente popular por ser o ditador mais jovem no poder e por sua crueldade, em um governo comunista e regime totalitário.
Infância de Kim
Ko Yong Suk, 60 anos, tia de Kim, irmã da mãe, e cuidou dele na infância. Ela diz que ele nao era uma criança problemática, era impulsivo e intolerante.
Eles conviveram juntos na suiça. Kim foi para lá estudar e logo seu irmao mais velho também foi.
Eles brincavam de legos, gostavam de nadar, skiavam nos alpes suiços e mais tarde Kim decidiu jogar basquete.
Kim no colégio
Fonte: businessinsider G1 news Dn
Imagem: Daily Mail, haaretz.co.il, The Hollywood Gossip, businessinsider
Kim Jong-il é mundialmente popular por ser o ditador mais jovem no poder e por sua crueldade, em um governo comunista e regime totalitário.
Infância de Kim
Ko Yong Suk, 60 anos, tia de Kim, irmã da mãe, e cuidou dele na infância. Ela diz que ele nao era uma criança problemática, era impulsivo e intolerante.
Eles conviveram juntos na suiça. Kim foi para lá estudar e logo seu irmao mais velho também foi.
Eles brincavam de legos, gostavam de nadar, skiavam nos alpes suiços e mais tarde Kim decidiu jogar basquete.
Kim no colégio
Chamado "Pak Un" e descrito como filho de um funcionário da embaixada da Coreia do Norte, Kim Jong Un é lembrado por ter frequentado uma escola internacional de língua inglesa em Gümligen perto de Berna.
Kim Jong Un é descrito por ex-colegas de classe como um estudante quieto que passou a maior parte do tempo em casa, mas também teve um senso de humor.
"Ele era engraçado", disse o ex-colega Marco Imhof ao The Mirror. "Sempre bom para uma risada".
"Ele teve um senso de humor, ficou bem com todos, mesmo com os alunos que vieram de países que eram inimigos da Coréia do Norte", disse outro ex-colega de classe ao jornal alemão Welt am Sonntag. "A política era um assunto tabu na escola ... discutiriamos sobre futebol, não política".
Kim Jong Un amava Michael Jordan
Jonathan Daniel / Getty Images |
Embora Kim Jong Un estivesse com excesso de peso e apenas 5-6, ele era um decente jogador de basquete.
"Ele era um jogador ferozmente competitivo, muito explosivo", disse o ex-colega Nikola Kovacevic ao The Mirror . "Ele era o criador do jogo. Ele fez as coisas acontecerem".
"Ele odiava perder. Ganhar era muito importante", disse o ex-colega Marco Imhof.
Ele também teve uma coleção "fantástica" de tênis Nike.
Kim voltou para casa para a escola militar
Reuters |
Ao retornar à Coréia do Norte, Kim Jong Un frequentou a Universidade Militar Kim Il Sung com seu irmão mais velho . Alguns relatórios dizem que começaram a frequentar as inspeções militares de seu pai em 2007.
Enquanto seu pai enfrentava a morte, Kim Jong Un foi rapidamente promovido a cadeia da liderança política e militar, apesar de ter pouca experiência em qualquer um.
Ele foi um general de quatro estrelas, vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, e um membro do Comitê Central, de acordo com a BBC .
Kim Jong Un tem uma música-tema
"Passos" parece e parece uma música de propaganda da União Soviética.
A música chama as pessoas a seguir "Os passos do nosso Almirante Kim". Aqui está uma amostra das letras:
Passos, passos ... espalhando o som de um futuro brilhante à frente ... tramp, tramp, tramp, ah, passos.
Muitos norte-coreanos vêem seu avô Kim Il Sung.
Kim tem uma clara semelhança com seu avô, Kim Il Sung, em aparência, corte de cabelo e maneirismos.
Havia rumores de que Kim Jong Un havia recebido uma cirurgia plástica para aumentar ainda mais a semelhança, embora o Norte finalmente respondeu e chamou as acusações de "sordid hackwork por meio de lixo".
Depois que seu pai morreu, Kim Jong Un foi rapidamente declarado "líder supremo" da Coréia do Norte
Getty Images |
Em 2013 Jang Sung Taek, tio do atual ditador foi executado, acusado de traição.
Jang Song-thaek, de 67 anos, era vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional, principal órgão militar do país, ele foi afastado do cargo acusado de corrupçao, sob alegações de corrupção, uso de drogas, prática de jogos de azar e vida "depravada" (foi chamado de "mulherengo"). Ele era casado com uma tia de de Kim Jong-un, chamada Kim Kyong-hui, irmã mais nova do pai do ditador., foi julgado e condenado à morte por um tribunal militar.
Ele é casado com uma ex-líder de torcida
A mídia norte-coreana revelou em julho que ele estava casado com Ri Sol Ju - uma ex-líder de torcida e cantora - mas ninguém sabe exatamente quando eles se casaram, de acordo com a NBC News .
A inteligência sul-coreana acredita que o casal provavelmente se casou em 2009 e já teve um filho. Há rumores de que Ri Sol Ju deu à luz uma criança em 2012, com muitos acreditando que era uma menina.
Tentativas de assassinar o ditador
Em 2013, Kim teria sido o alvo de uma tentativa de assassinato. A inteligência sul-coreana acredita que o jovem líder foi alvo de " pessoas descontentes no interior do Norte " depois que ele rebaixou um general de quatro estrelas, o que resultou em uma luta de poder.
Talvez como um meio de reafirmar o controle, Kim Jong Un tornou-se extremamente beligerante, fechando todos os links com a Coréia do Sul e ameaçando a guerra termonuclear contra seu vizinho e os EUA. Seu pai e seu avô costumavam fazer essas ameaças o tempo todo sem seguir.
Os testes nucleares e as condenações internacionais continuaram em 2016.
KCNA / Reuters |
Em 5 de janeiro de 2016, a Coréia do Norte realizou seu quarto teste nuclear e o segundo sob Kim Jong Un. Pyongyang afirma que o teste foi uma bomba de hidrogênio miniaturizada.
Em resposta à detonação, os líderes mundiais semostraram fortemente contra a Coréia do Norte. Mesmo a China, o principal aliado da Coréia do Norte, disse que se opõe fortemente aos testes.
Esse teste foi acompanhado por uma série de lançamentos de mísseis balísticos cada vez mais bem sucedidos que pousaram no Mar do Japão. A Coréia do Norte também testou com sucesso lançar um míssil balístico de um submarino.
Em setembro de 2016, Kim Jong Un supervisionou o quinto e mais poderoso teste nuclear da Coréia do Norte até à data. Com base em algumas estimativas, a explosão da ogiva foi mais poderosa do que a bomba caiu sobre Hiroshima.
Os testes indicam um compromisso por parte de Kim para avançar com o armamento de sua nação. Se não estiverem de acordo, os especialistas estimam que a Coreia do Norte poderia desenvolver ogivas nucleares que poderiam atingir os EUA até 2020 .
O assassinato do meio-irmão de Kim Kim Jong-Nam
AP Photo / Ahn Young-joon |
Em 13 de fevereiro de 2017, o meio-irmão Kim, Kim Jong Nam, foi fatalmente envenenado em um aeroporto de Kuala Lumpur.
Em meio a uma suspeita mundial de envolvimento norte-coreano, a polícia da Malásia realizou uma autópsia contra a vontade do governo da Kim. Duas mulheres que se acredita estar trabalhando como assassinos contratadas a mandado do ditador norte coreano.
Em março, o conflito entre os ex-aliados aumentou depois que a Malásia acusou diretamente o governo norte-coreano de orquestrar o assassinato. A Coréia do Norte emitiu um pedido que impediu os cidadãos da Malásia de sair do país, enquanto a Malásia respondeu cancelando a entrada sem visto para os norte-coreanos.
Na era Trump, o conflito com a Coréia do Norte atingiu um novo nível.
Agência Central de Notícias da Coreia via Reuters |
Pouco depois de assumir o cargo, o presidente Donald Trump citado a Coréia do Norte como a maior ameaça para os EUA.
Trump começou a exigir a desnuclearização imediata da Coréia do Norte e insinuou a possibilidade de um ataque militar preventivo se seu líder impulsivo não cumprir.
Em abril, Kim retaliou testando sem sucesso o lançamento de outro míssil nuclear, ao mesmo tempo em que o vice-presidente dos EUA Mike Pence estava programado para discutir o programa de armas do país em Seul, Coréia do Sul. Depois que os EUA ameaçaram uma "resposta internacional bastante significativa" no caso de outro teste, um enviado norte-coreano advertiu que a guerra nuclear poderia sair em "qualquer momento".
Fonte: businessinsider G1 news Dn
Imagem: Daily Mail, haaretz.co.il, The Hollywood Gossip, businessinsider
Nenhum comentário:
Postar um comentário