1. Escorpiões
Via: videoblocks.com
Como você já deve saber, os escorpiões são extremamente venenosos, e você pode encontrá-los em praticamente todos os continentes. Nos desertos, se fazem bastante presentes. Cerca de 40 espécies do animal possuem veneno suficiente para matar um ser humano.
2. Coiote
Via: imgur.com
Os coiotes são animais bastante adaptáveis ao ambiente em que vivem, e por isso se dão bem em desertos. Normalmente, se alimentam de roedores, sapos, peixes e cervos. Entretanto, podem atacar outros animais maiores, incluindo o ser humano, caso se sinta ameaçado. Outro ponto interessante de ser levado em consideração é que os coiotes dificilmente agem sozinhos.
3. Abutres
Os abutres são divididos em duas espécies, conhecidas por “abutres do Velho Mundo” e “abutres do Novo Mundo”. A primeira utiliza principalmente sua visão para caçar, enquanto a segunda tem uma capacidade olfativa mais aguçada. Mas em geral, os abutres são vistos quando um animal está morto, ou prestes a morrer. Por isso, quando você está no deserto, ver um abutre é um sinal muito ruim, já que eles podem estar pressentindo a sua morte.
4. Cactos
Via: askideas.com
Existem cerca de 2 mil variedades de cactos, com diferentes formas e estruturas. Todas as espécies, no entanto, possuem razíes esponjosas, e folhas capazes de armazenar água – o que permite que sobrevivam em ambientes como os desertos. Dependendo do tipo de cacto, as plantas podem ser venenosas, e seus espinhos podem causar até mesmo a morte. Por isso, se você não sabe bem com que tipo de planta está lidando, você pode acabar se encrencando.
Entretanto, espécies que não são nocivas costumam ser servidas em pratos e lanches, principalmente na América do Norte.
5. Falta de água
Via: freehubmag.com
Se você já assistiu algum filme ou desenho animado que se passa em um deserto, sabe que esse é um dos principais problemas enfrentados nesses locais. Um deserto é marcado, entre outros fatores, justamente pela ausência de fontes de água, e a não ser que você leve seu próprio suprimento de água, você pode facilmente ficar desidratado.
6. Cobras
Via: tucsonherpsociety.org
Assim como os escorpiões, as cobras representam outra ameaça sorrateira, que pode facilmente atacar sem que você sequer esteja esperando. Certos tipos de cobras podem até mesmo levar um ser humano à morte.
7. Tarântulas
Via: aboutimage.club
Tarântulas são encontradas normalmente em regiões desérticas, tropicais e subtropicais. Elas são comuns ao redor da América do Sul, e possuem aparência bastante assustadora. Entretanto, seu veneno não é assim tão perigoso, e pode causar os mesmos problemas que uma picada de abelha. Mesmo assim, é sempre importante tomar cuidado se você encontrar uma dessas.
As tarântulas não atacam apenas picando. Ao sentirem-se ameaçadas, elas podem atirar uma espécie de fibra de vidro em direção ao “inimigo”. Essa fibra, em contato com olhos e pele humana, pode causar irritação e reações alérgicas.
8. Temperatura
Via: emaze.com
Outro fator perigoso nos desertos é a temperatura. Durante o dia, o clima é bastante quente, e pode facilmente causar tonturas, dores, cólicas e erupções cutâneas.
9. Usuários de drogas
Via: independent.co.uk
Os desertos servem como um esconderijo para usuários de drogas, já que poucas pessoas passam por lá – muito menos a polícia. Por isso, você pode encontrar pessoas ou grupos de indivíduos perigosos por lá.
10. Viúvas negras
Via: youtube.com
Essas são as aranhas mais mortais da América do Norte, e possuem veneno mais potente que o da cobra cascavel. É interessante ressaltar que apenas as fêmeas são capazes de envenear outras criaturas.
11. Miragens
Via: blogspot.com
Outro fator que normalmente é abordado em filmes e histórias que se passam no deserto. As miragens são ilusões de ótica normalmente experienciadas por pessoas perdidas no deserto, onde o indivíduo pensa estar enxergando objetos distantes – como um lago -, onde na verdade não existe nada.
12. Estepicursor
Via: nationalgeographic.com
Essas plantas são a marca registrada do Oeste dos Estados Unidos. Normalmente são encontrados em desertos e laterais de estradas. Elas comumente se desprendem das raízes e são carregadas pelo vento. Como são plantas espinhosas, podem causar machucados a visitantes que estejam passando pelo deserto.
13. Puma
Via: pinterest.com
Trata-se de um mamífero carnívoro que se alimenta de cervos, alces, cavalos, ovelhas e animais semelhantes. Pode pular a altitudes incríveis, e você certamente não gostaria de encontrar um desses com fome.
14. Monstro-de-Gila
Via: nationalgeographic.com
Essas criaturas foram descobertas no Rio Gila, no Arizona-EUA, e por isso receberam esse nome. O Monstro-de-Gila é um dos dois lagartos venenosos do mundo todo, mas normalmente preferem presas mais “fáceis”. Conhecidos como animais preguiçosos, costumam armazenar a comida por bastante tempo, e passar grandes períodos sem caçar.
Seu veneno normalmente não é fatal para seres humanos, mas pode causar tonturas, vômitos, aumento na pressão sanguínea e fraqueza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário