Canhoto nem sempre foi associado exclusivamente a irregularidade; sua caracterização como "bom" ou "mau" deslocou-se para corresponder com os costumes sociais dominantes.
Como o cristianismo se espalhou, as características dadas para o lado esquerdo mudaria em correspondência com seus próprios mitos fundadores.Um texto fundamental do misticismo judaico, religiões judaico-cristãs atribuído à esquerda com a feminilidade e inferioridade, como Eva apareceu e desenvolvido a partir do lado esquerdo de Adão.
Além fraqueza, o cristianismo também associou à esquerda com a imoralidade. Ao tentar explicar a gênese da associação da esquerda com o mal, muitos historiadores apontam para uma passagem no livro de Mateus. Ele escreve que no último Dia do Julgamento:
"Ele deve separar todas as nações uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda ... então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo ... então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: afastar-me, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos ".
No século 19, por exemplo, o sociólogo francês Robert Hertz observou que em suas viagens para a África do sul, tribos zulus iria derramar água fervente em um buraco e, em seguida, coloque a mão esquerda de uma criança para ele, escaldando a mão e impedindo a sua utilização.
Antes disso, durante a Inquisição espanhola, a Igreja Católica seria condenar - e, ocasionalmente, executar - aqueles que usaram a sua mão esquerda. Do outro lado do Atlântico durante a época dos julgamentos das bruxas de Salem, o uso da mão esquerda poderia levar a sua morte na fogueira.
Na virada do século 20, Cesare Lombroso - muitas vezes considerado o pai da criminologia - olhou para a mão esquerda como variável explicativa para certos comportamentos menos do que desejável. E ao contrário do que apareceu em textos religiosos, Lombroso usou a "ciência" para justificar seu pensamento.
Cesare Lombroso |
Os pensamentos de Lombroso mais tarde ressoou com outros no tempo, e se prestaram ao pensamento racista e classista.
Como escrito em uma edição de 1913 da Revista de McClure , canhoto é "um pouco mais comum nos estratos mais baixos da sociedade do que no superior, entre os negros do que entre os brancos, e entre os selvagens do que as raças civilizadas."
Wilhelm Stekel (esquerda) e Wilhelm Fliess (à direita) |
Outros, psicanalistas logo veio para ver canhoto como um sinal de homossexualidade e desvio sexual geral. Como médico e psicólogo austríaco Wilhelm Stekel escreveu em 1911 , "O caminho da direita sempre significa o caminho para a justiça, o caminho da mão esquerda o caminho para o crime. Assim, a esquerda pode significar a homossexualidade, incesto e perversão, enquanto a direita significa casamento.
Em Berlim, psicanalista Wilhelm Fliess levou suas teorias sobre canhoto medida que ele acreditava que qualquer mulher não tão feminino ou o homem não tão masculino sempre são canhotos.
"Quando uma mulher se assemelha a um homem, ou um homem se assemelha a uma mulher, encontramos a ênfase no lado esquerdo do corpo," Fliess escreveu. "Uma vez que sabemos isso, temos a vara do adivinho para a descoberta de canhotos. O diagnóstico é sempre correto. "
Estas ideias foram tão improvável que nem mesmo Sigmund Freud conseguiu levar a sério. Freud criticou a "falta de reflexão crítica e tendência a generalizar a todo o custo." Freud escreveu simplesmente: "Eu ainda sou incapaz de aceitar a sua interpretação do canhoto."
No início do século 20, os educadores viram alunos canhotos não como alunos, mas como problemas.Alguns professores resolveram treinar os alunos canhotos a escrever com a mão direita.
Em 1914 esse assunto foi discutido em revista, " E se a criança canhota ser obrigado a escrever com a mão direita?", Metade deve ser treinado para usar a mão direita; outros disseram que a criança deve ser autorizado a escrever com a mão esquerda, mas ensinou a fazer outras coisas com a mão direita como este é um "mundo destro."
Nos anos 70, a escrita do canhoto foi associado a esquizofrenia.
Nos anos 80 e 90, Stanley Coren iria notar que as pessoas canhotas vivem menos, são pobres, e que ser canhoto foi o resultado de "insulto neurológica ou mau funcionamento físico."
Atualmente uma uma crença comum sugere que canhotos são
mais inteligentes ou criativos do que os destros. Enquanto que ainda há
um debate dentre a comunidade científica em como a inteligência e a
criatividade são operadas, alguns estudos demonstram uma correlação
positiva entre canhotos e criatividade/inteligência.
CANHOTOS FAMOSOS
• Alexandre, o Grande: supõe-se
que um dos maiores generais da História, que foi rei da Macedônia em
356 antes de Cristo e estendeu seu império até a Índia, usava com maior
habilidade a mão esquerda
• Albert Einstein: físico alemão que elaborou a Teoria da Relatividade
• Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1
• Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo
• Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano, atual presidente de Cuba
• Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90
• Leonardo DaVinci: o
gênio italiano usava com desenvoltura tanto a mão esquerda quando a
direita, mas ficou famoso por escrever “ao contrário”, da direita para a
esquerda, para que seus escritos só pudessem ser lidos refletidos no
espelho
• Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia
• Machado de Assis: escritor brasileiro de obras como Dom Casmurro, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras
• Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano
• Napoleão Bonaparte: imperador francês
• Paul McCartney: baixista dos Beatles
• Pelé: o Atleta do Século chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.
De http://all-that-is-interesting.com/
http://www.jornalcontexto.com.br/canhotos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário