google ad

ad cel

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Entenda a síndrome que deixou o ator fofo de Stranger Things “banguela”

Generated by IJG JPEG Library


Displasia Cleidocraniana é o nome da síndrome que o ator mirim Gaten Matarazzo, que interpreta o personagem Dustin, na série Stranger Things, sofre. Essa doenças é resultado de um gene autossômico dominante, que se apresenta em forma de displasia esquelética.

As pessoas que apresentam essa doença apresentam retenção dos dentes decíduos, impactação e atraso na erupção de dentes permanentes e presença de dentes supranumerários. Em outras palavras, essa doença atinge os ossos da clavícula e face, não impedindo mas, retardando o crescimento de alguns dos dentes permanentes.

Um fato interessante é que, originalmente, o personagem Dustin não possuía essa característica. Ela foi incorporada ao personagem por conta do ator. Logo no primeiro episódio da série ele explica aos colegas o seu problema. Uma doença que atinge cerca de uma pessoa em cada um milhão.

Se trata de um problema genético que pode ser resultado de uma mutação ou hereditariedade. Em uma entrevista ao Extra, a geneticista Dafne Horovitz explica que um indivíduo com essa doença possui 50% de chances de passar para os filhos. Além disso, essas pessoas podem ter baixa estatura, clavícula pequena ou não ter clavícula, mãos pequenas, proeminência ou achatamento da face.
De acordo com os especialistas essa não é uma doença com graves consequências, que estão diretamente ligadas à problemas ortodônticos. Porém, além da estética, ela afeta a mordida, altera a fala e pode causar problemas respiratórios. A cirurgiã bucomaxilofacial, Katyuscia Lurentt, da clínica Ateliê Facial, explicou que: “Os dentes de leite nascem, mas os permanentes demoram. A criança pode ter mais dentes que o normal, mas ficam “escondidos” dentro do maxilar. A cirurgia remove os dentes a mais e “puxa” os demais para baixo. Depois, um aparelho ajeita a arcada dentária.”
capa
De Fatos Desconhecidos
http://www.fatosdesconhecidos.com.br/entenda-sindrome-que-deixou-o-ator-fofo-de-stranger-things-banguela/

Nenhum comentário:

Postar um comentário